Acompanhamento Acadêmico
O Acompanhamento de Desempenho Acadêmico (ADA) é um processo pedagógico que visa monitorar e orientar os estudantes, garantindo a integralização curricular dentro dos prazos estipulados nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), além de prevenir a retenção e a evasão.
O ADA é realizado pela Pró-Reitoria de Graduação - Prograd, pelas coordenações de curso de graduação, pelos departamentos e pelos estudantes.
O acompanhamento é dividido em três etapas distintas e independentes denominadas Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI), Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE) e Plano de Integralização Curricular (PIC).
Os documentos regulamentadores do ADA são orientados a partir da Resolução nº. 71/2024 - CEPE, que estabelece diretrizes para o ADA e define as condições para o desligamento de estudantes dos cursos de graduação.
Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI): consiste em estratégias e ações de ensino-aprendizagem e de gestão acadêmica planejadas a partir do diagnóstico do desempenho dos(as) estudantes do primeiro e segundo semestres de matrícula ativa, com a finalidade de prevenir a retenção e a evasão dos(as) estudantes iniciantes. Será realizado semestralmente pela coordenação, pelo colegiado de curso e pelos departamentos, em período definido no calendário acadêmico, a partir de relatórios do Sistema de Informação da Ufes. O MEI será publicado semestralmente no fim dessa página.
Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE): objetiva prevenir os desligamentos de estudantes dos cursos, mediante a aplicação de estratégias e ações de ensino-aprendizagem e de gestão acadêmica que visem à diminuição da evasão nos cursos de graduação. É destinado a estudantes com matrícula ativa a partir do terceiro semestre e identificados(as) pelo Sistema de Informação da Ufes, conforme um cálculo descrito na resolução do ADA.
Plano de Integralização Curricular (PIC): destinado a estudantes que ultrapassaram o tempo regular do curso sem concluí-lo, o PIC tem como objetivo auxiliar na conclusão da graduação. A coordenação do curso, juntamente com o estudante, deve elaborar um plano que contemple a sequência de disciplinas e atividades necessárias para a integralização curricular no menor tempo possível.
Relatórios - Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI)
MEI 2024/2 (Ano e semestre de referência do MEI: 2023/2 e 2024/1)
MEI 2525/1 (Ano e semestre de referência do MEI: 2024/1 e 2024/2)
